Monsalve voltou a ser relacionado para uma partida do Grêmio, após três meses afastado por conta de uma luxação no ombro direito. O colombiano esteve presente no banco de reservas do Tricolor na vitória diante do Juventude, na Arena.

Mesmo sem ter entrado em campo, Mano Menezes falou sobre o jogador em entrevista coletiva após a partida. O treinador do Grêmio revelou uma conversa fundamental que teve com o jogador de 21 anos.

Mano conversou com meia do Grêmio

Segundo Mano, antes do jogo o jogador indicou uma posição diferente daquela em que o treinador pretende utilizá-lo.

''Perguntei no quadro que estava montado o time que ia jogar hoje (domingo) aonde ele se via, e ele me mostrou uma posição que não é exatamente a que eu vejo ele. Então, contra-argumentamos, conversamos, mostramos coisas e disse que, se fizer essa função que tu está te vendo, tem que fazer isso, isso e isso, porque a função exige. Não é uma questão de eu gostar ou não. Pode ser que lá na frente vá fazer, pode ser que ele mostre para mim que ele tem a capacidade, a característica para fazer e eu, com a maior facilidade, vou me entregar e vou colocar ele nessa posição''.

De acordo com o portal GZH, Mano Menezes enxerga Monsalve atuando aberto pela esquerda, na função que era de Willian antes da fratura no pé direito. O jogador, entretanto, prefere jogar centralizado, logo atrás do centroavante.

Desde a chegada de Mano ao comando do Grêmio, o treinador já havia destacado que o colombiano ainda precisa evoluir taticamente para atuar por dentro, reforçando que a função exige posicionamento e maturidade para fechar espaços defensivos.

''O jogador que joga por dentro precisa sustentar a posição, a bola, e ter bom posicionamento para fechar espaço. O Monsalve ainda precisa evoluir um pouco para saber fazer isso bem. No primeiro gol, estávamos com o Edenilson por fora em uma troca de movimento, e o adversário teve muita facilidade. Não pode ter facilidade de sair por dentro. Isso se chama posicionamento, maturidade de jogador e temos que trabalhar para que isso avance. Então, temos escolhido o Edenilson, que é um jogador que sempre jogou por fora, para que a equipe fique melhor'', disse Mano na ocasião.

Contratado em 2024 junto ao Independiente Medellín, Monsalve tem 49 partidas e seis gols pelo Grêmio. Na temporada atual, disputou 28 jogos (13 como titular), com três gols e quatro assistências.