Depois de conviver com dores no púbis em grande parte da primeira temporada com a camisa do Grêmio, o volante uruguaio Felipe Carballo passou por um pequeno procedimento cirúrgico para tratar da lesão na região.

Em nota oficial divulgada em dezembro, o Tricolor revelou que o jogador optou por realizar a cirurgia no período de férias para antecipar a recuperação e retornar aos gramados mais rápido.

Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Após oito partidas do Grêmio na temporada 2024, Carballo continua sem participar dos treinamentos com bola no CT Luiz Carvalho. Em fase final de recuperação, o volante de 27 anos tem alternado entre trabalhos na academia e corridas no gramado. A expectativa da direção gremista é que o meio-campista esteja apto para jogar a partir de março.

Contratado junto ao Nacional, do Uruguai, por aproximadamente de 3,5 milhões de dólares (R$ 18,2 milhões na cotação da época), o uruguaio assinou contrato com o Tricolor até dezembro de 2026.

Em 2023, na primeira temporada com a camisa do Grêmio, Carballo disputou 38 partidas e balançou as redes duas vezes. O primeiro gol foi contra o Internacional, no Grenal 438, disputado no Campeonato Gaúcho. Além de acumular convocações para a seleção uruguaia, o jogador conquistou o título regional e da Recopa Gaúcha.

Lesões no começo da temporada

Com apenas oito jogos em 2024, o técnico Renato Portaluppi sofreu quatro baixas. O desfalque mais sentido foi do venezuelano Soteldo, que era o principal destaque do Grêmio no ano. Além do meia-atacante, Cuiabano, Jhonata Robert e Nathan Fernandes sofreram lesões.

Jogador Tipo Data
Cuiabano Muscular na posterior da coxa esquerda 13/01/2024
Jhonata Robert Estiramento ligamentar colateral medial no joelho esquerdo 26/01/2024
Soteldo Músculo adutor longo da perna direita 01/02/2024
Cuiabano Músculo adutor longo da perna direita 03/02/2024
Nathan Fernandes Entorse no tornozelo direito 06/02/2024
Jhonata Robert "Alça de balde" do menisco medial do seu joelho esquerdo 10/02/2024