2023 pode ser um ano extremamente importante para o futuro do futebol brasileiro. Além do aumento considerável nas premiações da Copa do Brasil, outra atitude da entidade pode impactar de forma significativa os clubes do país: O aumento no número de estrangeiros relacionados para um mesmo jogo.

O tema será considerado pela CBF após um pedido de clubes, liderado pelo São Paulo. O tricolor paulista conta com atualmente 8 estrangeiros no elenco, número muito aicma do máximo permitido atualmente. Hoje, um time pode relacionar até 5 jogadores estrangeiros para uma mesma partida.

Após o pedido, a CBF criará um estudo do caso e levará o tema à votação. Após definir os moldes da proposta, os clubes serão comunicados e em caso de aceite, a nova regra já passa a valer para as 4 divisões do Campeonato Brasileiro e também para a Copa do Brasil deste ano. Também por isso, o tema deve ser votado antes do início do Brasileirão.

Grêmio convive com problema de estrangeiros

Assim como o São Paulo, o Grêmio é outro clube que precisa conviver com o alto número de jogadores estrangeiros. Hoje, o elenco comandado pelo técnico Renato Portaluppi conta com 6 jogadores nascidos fora do Brasil: O zagueiro Kannemann, os volantes Carballo e Villasanti, os meias Campaz e Cristaldo, além do atacante Luis Suárez.

A regra atual inclusive força o clube a negociar um de seus "gringos". Pelo rendimento abaixo do esperado e pelas contratações recentes, Campaz é o jogador com maior possibilidade de saída no momento.