Finalmente, alguns clubes brasileiros tomaram a frente e irão sugerir à CBF que paralise o Brasileirão 2024 durante a Copa América, que será disputada ente os dias 20 de junho e 14 de julho. Quem revelou sobre o envio do requerimento foi o Gerente de Futebol do Flamengo, Luís Carlos Azevedo.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Clubes pedem paralisação do Brasileirão 2024

Além do Flamengo, outros clubes brasileiros se uniram para que o requerimento pedindo a paralisação do Brasileirão durante a Copa América 2024 fosse feita. Os outros clubes envolvidos são Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco. O Grêmio não se manifestou sobre o assunto.

O dirigente do Flamengo deixou claro que a conversa existe e que seria menos prejudicial aos clubes:

’’Esse tema está sendo tratado diretamente pelo presidente (Rodolfo Landim), vice-presidente (Rodrigo Dunshee) e o (Bruno) Spindel (diretor executivo de futebol). Existe, sim, uma conversa para que tenha uma atenção, para que os clubes tenham prejuízo a menos.’’, disse Luís Carlos.

A informação sobre esse pedido de mudança de calendário visa inverter as quatro rodadas que seriam disputadas durante a Copa América, pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil. Desta maneira, nenhum clube seria prejudicado por conta do torneio continental.

Por se tratar de data Fifa, os clubes são obrigados a liberar os jogadores para as seleções que disputarão a Copa América, que neste ano, ocorrera nos Estados Unidos.

Se o requerimento for bem aceito pela CBF, as oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, serão disputadas durante a Copa América. Desta forma, as 4 rodadas do Brasileirão seriam disputadas entre os dias 11 e 15 de dezembro.