Renato deverá fazer alterações táticas no Grêmio para as quartas de final

O Grêmio ganhou mais um desfalque para as quartas de final do Gauchão. Reinaldo acabou se lesionando e deve desfalcar o tricolor gaúcho. Para seu lugar, o técnico renato Portaluppi deverá utilizar Mayk, contudo, essa alteração deverá provocar mudanças táticas no Grêmio.

Reinaldo sempre foi considerado um lateral que atua melhor ofensivamente. Já Mayk, é um jogador que atua mais defensivamente. Desta forma, Renato deverá promover algumas alterações na marcação sem bola.

Essa mudança pode ter pontos positivos e negativos, como por exemplo, melhor proteção defensiva no lado esquerdo. Em contrapartida, o atacante Gustavo Nunes deverá ter menos apoio no ataque. Por conta disso, Renato precisará pensar em como equilibrar os dois setores.

A ausência de Reinaldo pode respingar na lateral-direita, visto que, João Pedro é considerado um jogador mais defensivo também. Desta forma, Fábio poderia entrar para ajudar Pavón no ataque pelo lado direito.

Renato já havia falado no ano passado sobre as características de João Pedro e Fábio:

‘’Eles (João Pedro e Fabio) são do mesmo nível. Eu incentivo os dois a atacarem os espaços do adversário. Pela força e pela velocidade que tem, eu incentivo bastante o João Pedro a atacar. Ele ataca até menos do que peço. O Fabio já ataca mais, busca mais os espaços. Pela força que tem, quando ele vem de trás, dificilmente o adversário busca. Mas estamos bem servidos na posição.’’

Cuiabano tem as características mais parecidas com as de Reinaldo, contudo, o lateral está lesionado e deverá retornar apenas nas semifinais do Gauchão, caso o Grêmio passe. Desta forma, Mayk será o lateral contra o Brasil de Pelotas.

Renato deverá escalar o Grêmio para a partida contra o Brasil de Pelotas pelas quartas de final do Gauchão com Caíque; João Pedro (Fabio), Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavon, Gustavo Nunes e Diego Costa.