De olho em reforços para a temporada, a direção do Grêmio também busca enxugar o elenco do técnico Renato Portaluppi. De volta de empréstimo ao Coritiba, o meia Gabriel Silva foi oferecido ao rival gaúcho Juventude.

Fora dos planos do Tricolor para 2024, o jogador de 21 anos teve o nome analisado pelo clube de Caxias do Sul. Segundo o repórter Kaliel Dorneles, o departamento de futebol do time do Alfredo Jaconi preferiu não abrir negociação para contratar Gabriel Silva.

Com contrato com o Grêmio até dezembro de 2025, o meio-campista esteve emprestado ao Coritiba na última temporada. No entanto, durante o Campeonato Brasileiro, atuou em quatro jogos, sendo apenas um como titular e 88 minutos em campo.

Rebaixado para a segunda divisão, o Coxa, que tinha opção de compra fixada em 1,5 milhão de euros (R$ 7,9 milhões) por 50% dos direitos econômicos, optou por não adquirir o percentual de Gabriel Silva.

No início da temporada de 2023, o jogador participou de sete jogos pelo Grêmio, todos no Campeonato Gaúcho. Em 2022, quando estreou no profissional, o meia atuou com mais regularidade. Em 22 partidas, foi titular em sete e balançou as redes em quatro oportunidades.

De saída

Além de Gabriel Silva, Pedro Lucas, que havia sido citado no Santos na negociação envolvendo a chegada de Soteldo ao Grêmio, não faz parte dos planos do técnico Renato Portaluppi para 2024.

Emprestado ao Ceará em 2023, o jogador de 21 anos jogou apenas sete partidas, sendo seis na Série B e uma na Copa do Nordeste. O meio-campista foi titular somente três vezes.