O empate do Grêmio com o Godoy Cruz por 1x1, na noite da última terça-feira (13), complicou a situação do tricolor na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Agora, o clube ainda tem a possibilidade de conseguir a classificação direta para as oitavas de final, mas o cenário mais provável é ter disputar os playoffs do torneio continental.

Neste caso, o time teria de disputar um duelo de 180 minutos contra uma das equipes que encerrar a fase de grupos da Libertadores na 3ª posição do seu grupo. Outra questão importante é que a definição do confronto não é feita por sorteio, e sim levando em consideração a campanha de cada time.

Por isso, confira abaixo as projeções e os possíveis adversários do Grêmio caso este cenário se confirme.

Quem o Grêmio pode enfrentar nos playoffs da Sul-Americana?

O critério usado pela CONMEBOL para a definição dos playoffs da Sul-Americana é estabelecido da seguinte forma: A melhor campanha entre os times que terminaram a fase de grupos da Libertadores na 3ª posição enfrenta o pior entre os times que encerraram a fase de grupos da Sul-Americana na 2ª posição.

O método é feito sucessivamente até que se definam os 8 jogos dos playoffs.

Se a fase de grupos acabasse hoje, o adversário do Grêmio seria o Alianza Lima, do Peru. O tricolor possui a segunda melhor campanha entre os times que estão na fase de grupos da Sul-Americana na 2ª posição, enquanto o time peruano possui a 2ª pior campanha entre as equipes que estão atualmente na 3ª posição dos seus grupos.

Outro confronto que aconteceria se as campanhas se mantiverem até o fim é entre Internacional e Melgar, que já se enfrentaram na competição em 2022.

Confira todos os confrontos que seriam definidos hoje:

  • Palestino (CHI) x Sporting Cristal (PER)
  • Grêmio x Alianza Lima (PER)
  • Fluminense x Barcelona (EQU)
  • Nacional Potosí (BOL) x Flamengo
  • Melgar (PER) x Internacional
  • América de Cali (COL) x San Antonio Bulo Bulo (BOL)
  • Atlético-MG x Atlético Bucaramanga (COL)
  • Cerro Largo (URU) x Botafogo

O Grêmio ainda pode ter a melhor campanha entre os times que terão que disputar os playoffs vindo da Sul-Americana. Para isso, basta vencer o Sportivo Luqueño em casa na próxima rodada e torcer para que o Palestino não vença o Muschuc Runa, também em casa.

De acordo com o cronograma estabelecido pela CONMEBOL para a temporada, os duelos dos playoffs da Sul-Americana estão previstos para os dias 16 (ida) e 23 (volta) de julho. Nestas datas, o tricolor também possui marcados os duelos contra o Fortaleza e o Botafogo, ambos pelo Brasileirão.

Por isso, a tendência é de que, se de fato o tricolor dispute os playoffs, a CBF tenha de adiar estes dois jogos.