A temporada de 2026 começará mais cedo para o futebol brasileiro. Com o Brasileirão antecipado para o fim de janeiro, os estaduais também foram ajustados no calendário. No caso do Grêmio, a estreia no Gauchão ocorrerá ainda na primeira quinzena do mês.

Quando o Grêmio joga?

O primeiro compromisso do Tricolor será diante do Avenida. A partida, válida pela rodada de abertura do Campeonato Gaúcho, está prevista para o fim de semana dos dias 10 e 11 de janeiro. O duelo acontece fora de casa, marcando o reencontro do torcedor com o time após o encerramento da temporada passada.

A sequência inicial será focada no estadual. A segunda rodada está marcada para 14 e 15 de janeiro, quando o Grêmio recebe o São José na Arena. Logo depois, no fim de semana seguinte, o confronto será contra o São Luiz, também em Porto Alegre.

Pré-temporada curta e uso da base

O Grêmio encerrou oficialmente 2025 com a goleada sobre o Sport no último domingo (7). A reapresentação do elenco está programada para 2 de janeiro, o que garante menos de um mês de descanso para o grupo principal.

Há a possibilidade de que o clube utilize jogadores da base nas primeiras rodadas do Gauchão, permitindo uma preparação mais cuidadosa da equipe que disputará o Brasileirão.

Primeiros jogos do Grêmio em 2026:

  • 10 ou 11 de janeiro — Avenida x Grêmio
  • 14 ou 15 de janeiro — Grêmio x São José
  • 17 ou 18 de janeiro — Grêmio x São Luiz

Novo formato do Gauchão

A edição de 2026 terá mudanças importantes. Sai o modelo com três grupos de quatro clubes usado em 2025. Agora, a competição será dividida em dois grupos com seis equipes cada, definidos por sorteio e liderados por Grêmio e Inter.

As equipes das chaves se enfrentam em cruzamento, totalizando seis partidas na fase classificatória. Os quatro primeiros de cada grupo avançam ao mata-mata, enquanto os dois últimos disputam um quadrangular que definirá o rebaixamento.