O Grêmio segue ajustando sua estrutura interna para a temporada de 2026. Depois de confirmar a saída do auxiliar James Freitas, o clube comunicou nesta quinta-feira (18) o desligamento do preparador de goleiros Mateus Famer. A decisão faz parte do processo de reformulação conduzido pela nova direção tricolor.

Contratado em janeiro de 2025, Mateus Famer era o responsável pelo trabalho com os goleiros do elenco principal. Antes de chegar ao Grêmio, ele atuou por duas temporadas no Vasco da Gama, onde também exerceu a mesma função. A passagem pelo clube gaúcho durou menos de um ano.

Mudanças no Grêmio acompanham chegada de Luís Castro

As alterações na comissão técnica estão diretamente ligadas à chegada de Luís Castro. O treinador português assume o comando do Grêmio acompanhado por uma equipe de confiança, formada por seis profissionais, entre auxiliares, preparadores físicos e um preparador de goleiros.

Mesmo com as mudanças, a direção optou por manter parte da estrutura permanente. O preparador físico Rogério Dias seguirá no clube e vai trabalhar em conjunto com os novos integrantes da comissão técnica. A ideia é unir conhecimento interno com o modelo de trabalho proposto por Luís Castro.

O Grêmio entende que esse equilíbrio pode acelerar a adaptação da nova comissão e ajudar na organização do elenco para um calendário exigente em 2026.

Além de funcionários da comissão técnica permanente, o Grêmio deverá realizar a saída de ao menos 10 atletas do elenco, com o objetivo de enxugar a folha salarial e equilibrar as finanças.