O Grêmio entra em campo na última rodada da fase inicial do Gauchão 2026 já com a vaga nas quartas de final garantida. O confronto contra o Juventude, marcado para este sábado (31), às 16h30min, na Arena, serve apenas para definir a posição final do Tricolor no Grupo B.

No momento, o Grêmio lidera a chave com nove pontos. Mesmo em um cenário desfavorável, a equipe não cai além do segundo lugar. Para isso acontecer, o Tricolor precisaria ser derrotado pelo Juventude e ainda ver o Caxias vencer o Inter. Existe também a possibilidade de empate gremista combinado com vitória do time grená, que teria de tirar uma diferença de quatro gols no saldo.

Nas quartas de final, o regulamento prevê confrontos dentro dos próprios grupos. O primeiro enfrenta o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro. Assim, terminando em primeiro ou segundo, o Grêmio já sabe que decidirá a vaga na Arena, diante do terceiro ou do quarto colocado da chave.

Possíveis adversários do Grêmio nas quartas de final

Caso confirme a liderança do Grupo B, o Grêmio poderá enfrentar qualquer um dos outros cinco times da chave: Caxias, Ypiranga, Monsoon, Novo Hamburgo ou Inter-SM.

Se acabar na segunda posição, os adversários possíveis mudam. Nesse cenário, o Tricolor teria pela frente Ypiranga, Monsoon ou Novo Hamburgo. O Caxias assumiria a liderança, e o Inter-SM não teria mais chances de alcançar o terceiro lugar.

As partidas das quartas de final estão previstas para os dias 7 ou 8 de fevereiro.

Classificação do Grupo B antes da última rodada

  • Grêmio - 9 pontos
  • Caxias - 7 pontos
  • Ypiranga - 6 pontos
  • Monsoon - 5 pontos
  • Novo Hamburgo - 3 pontos
  • Inter-SM - 2 pontos

Com a vaga garantida, o duelo contra o Juventude vira uma chance para ajustes, testes no elenco e manutenção do bom cenário dentro do Gauchão, sempre com o objetivo de chegar forte à fase decisiva.