O Grêmio garantiu vaga nas semifinais do Gauchão, ainda que sem o placar esperado pela torcida. Atuando com uma formação mista, o time comandado por Luís Castro venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0, na Arena, na noite deste sábado (7).

O gol decisivo saiu dos pés de Carlos Vinícius, em cobrança de pênalti. Com isso, o centroavante chegou ao quinto gol no Estadual e assumiu a hierarquia da competição.

Falas de Luís Castro após a vitória do Grêmio

Após a partida, Luís Castro avaliou o desempenho da equipe e falou sobre as dificuldades enfrentadas por conta de um adversário bem postado defensivamente. O treinador destacou que o favoritismo era do Grêmio, mas ressaltou que o cenário traz atenção.

''Um jogo difícil em que o favoritismo estava totalmente do nosso lado. Assumimos ele por completo, mas sabíamos, pela análise que tínhamos feito que ia ser extremamente complicado''.

Dificuldade para criar e méritos do adversário

Em outros momentos da entrevista coletiva, o comandante gremista voltou a elogiar a postura do Novo Hamburgo. Segundo ele, a estratégia do rival impediu os espaços e limitou as chances claras, cenário diferente do visto na vitória sobre o Botafogo, pelo Brasileirão.

''Um jogo totalmente controlado, mas a nível de situações claras, muito pouco. Isso, na nossa opinião, foi porque a equipe contrária se plantou com um bloco muito baixo, em que nós tivemos alguma dificuldade durante a primeira parte'', explicou.

Mesmo sem grande brilho, o Grêmio alcançou o objetivo principal da noite. Para Luís Castro, a classificação precisa ser valorizada dentro do contexto da mata-mata.

''O significado é que estamos nas semifinais. Objetivo atingido, em um jogo que não foi um jogo bem conseguido da nossa parte, mas em que o objetivo foi atingido.''

Uso de titulares e sequência da temporada

O treinador também comentou a opção de utilizar jogadores importantes, como Carlos Vinícius e Amuzu, mesmo com compromisso pelo Brasileirão já na próxima semana. Castro garantiu que a escolha não traz preocupação física ao elenco.

''Não afeta em nada, senão nós não colocaríamos os jogadores em campo.''

''Amanhã de manhã já temos treino, e o treino é muito direcionado para a recuperação dos jogadores que jogaram muito tempo hoje. Domingo e segunda, mais para a recuperação e treino. E o treino de terça-feira já é mais focado no jogo. Só vamos ter um treino direcionado ao jogo, mas é o que é, é a vida'', completou o treinador.

O próximo compromisso do Tricolor será na quarta-feira (11), às 21h30min, diante do São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão.

Debate sobre a camisa 10 e variações táticas

Questionado sobre a ausência de um meia clássico, Luís Castro foi direto ao abordar a evolução do futebol moderno. O treinador indicou que o Grêmio pode atuar sem uma camisa 10 fixo, desde que haja comprometimento coletivo.

''O futebol evoluiu e o futebol de hoje não permite que esse camisa 10 não faça parte daquilo que é o momento defensivo das equipes. O momento defensivo é tão importante como o momento ofensivo, embora não seja tão vistoso. A arte de atacar é uma arte bonita, mas a arte de defender também é muito bonita. E é muito complexa. Então, o camisa 10, aquele que anda solto no campo e que só defende quando lhe passa pela cabeça defender, isso acabou, isso já não existe.''

Situação de Enamorado e atenção ao mercado

Sobre Enamorado, que não entrou em campo contra o Novo Hamburgo, Luís Castro explicou que o processo de adaptação pesa nas escolhas e que outros atletas também precisam de minutos.

''É um processo normal em uma equipe que está toda a se conhecer. Mas é um jogador com qualidade, caso contrário não o procuraríamos, está em fase de adaptação.''

Por fim, o técnico falou rapidamente sobre o mercado de transferências. Ao entrar em detalhes sobre Juan Nardoni e Leonel Pérez, reforçou que o clube segue atento às oportunidades e confirmou a permanência de Wagner Leonardo.

''O mercado é muito dinâmico. Todo mundo está nele, mas, ao mesmo tempo, ninguém está. Porque o mercado é também feito oportunidades, é feito observações em determinadas áreas. E muitas vezes surge uma boa oportunidade. É como quando nós caminhamos em um shopping e não vamos para comprar nada, mas está ali uma boa oportunidade. Vou levar'', comparou o português, que garantiu a permanência de Wagner Leonardo:

''Não vai sair''.

O Grêmio agora vira a chave, mantém o foco na temporada e segue vivo na briga pelo título do Gauchão 2026.