O Grêmio se complicou na Libertadores 2024. Após estrear com derrota para o The Strongest, na Bolívia, o time comandado por Renato Portaluppi decepcionou jogando em casa e foi derrotado pelo Huachipato por 2 a 0. Após a derrota, o técnico gremista concedeu entrevista coletiva e a seguir, você confere tudo que foi dito.

Todas as falas de Renato após a derrota do Grêmio para o Huachipato

"Pensa comigo: Você é treinador, você teve um jogo 3 dias atrás, um jogo complicado, os jogadores estão cansados. Eu coloco eles novamente para se lesionar? Eu tenho que usar meu grupo. Modifiquei alguns jogadores, ainda sim sofremos na parte fisíca, tínhamos 5 jogadores que atuaram na final. O Huachipato jogou uma semana atrás e está desde domingo descansando."

"Eu faria tudo de novo (priorizar os titulares para a final do Gauchão e não na Libertadores). Vocês querem que eu coloque meu time cansado em campo? Para perder jogador por lesão? Se voltasse uma semana atrás, eu faria tudo novamente. Eu entendo de futebol, eu entendo de vestiário. E outra, prefiro colocar um jogador tecnicamente inferior, mas descansado, do que um jogador com uma técnica maior mas cansado."

"Não quero pensar em Libertadores mais. Nosso próximo jogo na Libertadores é dia 23, na véspera do jogo eu penso nisso. Só tenho pra dizer que infelizmente a bola não quis entrar hoje."

"Eu tenho dado oportunidades para os dois (Marchesín e Caíque). Aqui não tem titular ou reserva, temos um grupo. As vagas no time estão sempre abertas."

"Eu sempre vou defender meu grupo, eu faria absolutamente tudo de novo, e a bola não quis entrar. Alguns erros a gente cometeu, mas isso eu converso com eles dentro de 4 paredes. Três dias atrás estava tudo perfeito no Grêmio. E agora três dias depois está tudo errado? Ah, mas foi Campeão Estadual, mas todo mundo queria ganhar, quem ganhou foi o Grêmio."

"E aí eu faço o questionamento: três dias depois está tudo errado? O treinador é ruim? O grupo é fraco? Aí não dá né gente, fica difícil conversar sobre futebol desse jeito. O que eu posso falar para o meu torcedor é para ficar tranquilo. Nós vamos reforçar nosso grupo. Nós não vamos contratar por contratar, a gente pode até errar, mas vamos trazer quem a gente acredita que pode nos ajudar. E por fim, o que eu posso falar para o meu torcedor é pedir desculpas."

"O que não pode acontecer é que coisas que aconteceram lá atrás, a, b ou c, ai jogadores entram em campo e são vaiados, não posso colocar o jogador. Não vamos ganhar todas. Estamos em um bagaço total, da entrega que fizemos no final do Estadual. Três dias depois fica impossível entregar fisicamente o que entregamos no final de semana com os mesmos 11 que começaram na final. É muito bom jogar só no final de semana, mas o Brasileirão não nos permite isso."

"A cada três dias vamos ter um jogo este mês, além das viagens. Três dias atrás fomos campeões, os cara comemoraram, não tem como deitar para dormir depois do título, a adrenalina não permite. Aí eu pergunto pra vocês: Quantos times venceram depois de vencer o Estadual?"