De olho na temporada de 2024, a direção do Grêmio iniciou o processo de análise de contratações para o elenco do clube. O meio-campo Edwin Cardona, do América de Cali, da Colômbia, foi oferecido, no entanto, os dirigentes gremistas descartam avançar nas tratativas.

De acordo com o repórter Kaliel Dorneles, da Band RS, a direção avaliou que o atleta colombiano de 30 anos não se encaixa no perfil buscado. Com passagens por Boca Juniors, Racing e Tijuana, o Cardona possui contrato até a metade de 2024.

Contratado em julho pelo América de Cali, o jogador soma 17 partidas, com cinco gols marcados e três assistências. Com diversas polêmicas envolvendo o seu nome, em outubro de 2022, o meia brigou com a torcida do Racing e também teve o carro confiscado pela polícia por dirigir embriagado.

Além de Cardona, o volante Edenílson foi especulado no Grêmio. A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista Marco Geves, do canal Bica Galo, que relatou que o jogador seria um pedido do técnico Renato Portaluppi. Porém, internamente, tanto a cúpula gremista quanto a do Atlético-MG negam qualquer negociação.

Outro atleta que teve o nome ligado ao Grêmio foi do atacante Gonzalo Mastriani, do América-MG. De acordo com o repórter Diego Torbes, o uruguaio de 30 anos está na lista de observação do Tricolor para 2024. Com o rebaixamento da equipe mineira, o autor de 11 gols no Campeonato Brasileiro entrou no radar do Imortal, que apenas fez consultas sobre valores.

Saídas

Depois do empresário Pablo Bueno revelar ao repórter Jorge Nicola que Ferreirinha não renovará o seu contrato com o Grêmio, foi noticiado por Rafael Pfeiffer, da Rádio Guaíba, que o Pumas, do México, está interessado na contratação do meia-atacante.

Com vencimentos mensais de aproximadamente R$ 550 mil e baixa produtividade dentro de campo, o atacante será incluído na lista de jogadores "negociáveis" do Tricolor para 2024. Além do aspecto técnico, o contrato de Ferreirinha com o Tricolor, que tem apenas 35% do passe, vai até dezembro do ano que vem. Em meados da próxima temporada, o gremista pode assinar um pré-contrato com qualquer clube.