Alvo do Grêmio para o ataque antes da contratação do artilheiro Luis Suárez, Diego Valencia, do italiano Salernitana, está novamente no radar da direção gremista.

De acordo com o repórter Rafael Pfeiffer, da Rádio Guaíba, o Tricolor tenta a contratação do atacante chileno de 23 anos por empréstimo. Valencia seria o reserva imediato de Luisito no comando de ataque do Grêmio.

Revelado pela Universidad Católica, do Chile, o jogador foi contratado por 2,5 milhões de euros (R$ 13 milhões) pelo Salernitana na janela de transferências da metade da temporada passada. Na Itália, o centroavante atuou em apenas doze partidas, todas saindo do banco de reservas, e não marcou nenhum gol.

Em quatro temporadas como atleta profissional, são 132 jogos e 31 gols. Diego Valencia também tem passagem pela seleção do Chile, em 2021 disputou a Copa América. Na ocasião, foi a campo apenas uma vez, na derrota por 1 a 0 para a Seleção Brasileira, nas quartas de final, em jogo no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Segundo o site Transfermarkt, especializado em valores de mercado do mundo do futebol, o chileno está avaliado em 2 milhões de euros (R$ 9,62 milhões). Além de atuar como atacante, o atleta pode atuar pelas laterais do ataque.

Contra o Grêmio

Pelo time chileno da Universidad Católica, Valencia ficou à disposição de quatro jogos contra o Grêmio nas edições da Copa Libertadores de 2019 e 2020. No entanto, o centroavante só foi utilizado por sete minutos, na vitória gremista por 2 a 0 do dia 16 de setembro de 2020.