Formado no Grêmio, Léo Jardim é convocado por Dorival Júnior

Na última segunda-feira (11), o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, divulgou a lista de convocados. Entre as surpresas, o goleiro Léo Jardim, que foi revelado pelo Grêmio e atua no Vasco da Gama. O goleiro vai substituir Ederson, que foi cortado da lista por lesão.

Léo Jardim deixou o Grêmio em meados de 2018, quando se transferiu para o Rio Ave. Apesar de grande destaque na base, o goleiro nunca teve sua grande chance como titular no time principal por dois motivos: Marcelo Grohe era o titular na ocasião, também por conta da contratação de Paulo Victor, fazendo com que Léo Jardim se tornasse o quarto goleiro da equipe, atrás até mesmo de Bruno Grassi.

No momento em que Marcelo Grohe estava saindo do Grêmio, o tricolor gaúcho também perdeu Léo Jardim em definitivo para o Rio Ave, que tinha a opção de compra. O Grêmio até tentou trazer o goleiro de volta, mas sem sucesso, pois, no contrato não havia nenhuma brecha para que o negócio fosse desfeito. Assim, em janeiro de 2019, Léo Jardim foi comprado em definitivo pelo Rio Ave por 1 milhão de euros.

No mesmo ano, foi vendido ao Lille por 6 milhões de euros, onde não conseguiu deslanchar. Assim, voltou à Portugal emprestado ao Boavista. De volta ao Lille, o brasileiro perdeu espaço e em janeiro de 2023, foi comprado pelo Vasco por 2,3 milhões de euros.

Perto de completar 29 anos, Léo Jardim é praticamente um ídolo da torcida vascaína, o goleiro tem feito grandes partidas, como a sua última no final de semana, quando fez inacreditáveis 16 defesas difíceis.

Léo Jardim foi mais um da leva de goleiros do Grêmio que não obteve sucesso no tricolor gaúcho, mas que brilhou mais tarde fora de Porto Alegre, como foram os casos de Cássio e Fernando Prass.