O Grêmio venceu o Caxias por 2 a 1 neste sábado e abriu vantagem na busca pela vaga à final do campeonato gaúcho. Com boas atuações de Cristaldo, Villasanti e Diego Costa, o tricolor joga agora pelo empate no jogo da volta na Arena para carimbar a vaga em busca do Heptacampeonato, algo raro na história do estadual. Antes, isso aconteceu apenas na década de 60, entre as edições de 1962 e 1968.

Ainda sem Soteldo, machucado, o time comandado por Renato foi a campo com o que tem de melhor à disposição. Cristaldo, no primeiro tempo, e Diego Costa, de pênalti, no segundo, marcaram. Du Queiroz, contra, fez o gol dos donos da casa.

Como foi o jogo

Com um primeiro tempo onde o Caxias tomou a iniciativa no início, o goleiro Caíque teve que fazer pelo menos 3 boas defesas para manter o zero no placar.

Aos 20 minutos da primeira etapa, na primeira chance tricolor, Villasanti infiltrou na área adversária e cruzou na cabeça de Cristaldo, que cabeceou para boa defesa de Volpi, no rebote, o meia conseguiu chutar à queima roupa para fazer 1 a 0.

O restante do primeiro tempo foi sem maiores chegadas, muito em função do gramado molhado e pesado do Centenário em função das fortes chuvas na serra gaúcha.

Na segunda etapa, o Grêmio voltou melhor a campo e conseguiu se achar mais. Diego Costa foi mais participativo e ajustava as tramas ofensivas. Aos 19, o centroavante colocou na frente do zagueiro e com a carga sobre as costas, sofreu pênalti do zagueiro Marcelo. Na cobrança, ele mesmo com pouca distância deslocou o goleiro grená para ampliar a vantagem.

O Caxias estava buscando um gol para voltar ao jogo e conseguiu. Numa falta perto da grande área, após a bola alçada na área, Caíque falhou ao socar a bola e ela rebateu na cabeça de Du Queiroz encontrando as redes.

O lance foi revisto pelo VAR, onde claramente o centroavante Álvaro do Caxias aparece impedido e participa da jogada, inclusive pulando na bola em disputa na área. No entanto, o árbitro Roger Goulart considerou que o jogador não participou do lance e confirmou o gol.

Depois disso, a equipe caxiense tentou novas investidas em bolas alçadas na área, sem sucesso. 2x1 para o tricolor.

Folga confirmada

Agora, jogadores e comissão terão 3 dias de folga. Com a parada da Data FIFA, o técnico optou por dar três dias de folga para o grupo de jogadores.

Dessa forma, o Grêmio volta a campo somente no dia 26/03, uma terça-feira, no jogo da volta marcado para as 21h na Arena contra o Caxias.

A folga foi informada ainda antes da partida de ida para evitar qualquer tumulto ou crise por parte de torcedores e imprensa.

Ficha do jogo

Caxias (1) - Fabian Volpi; Marcelo, Denilson, Cézar Henrique e Dudu Mandai (Peu, 10'/1ºT); Barba, Elyeser (Pedro Cuiabá, 41'/2ºT), Emerson Martins (Robinho, 8'/2ºT) e Tomas Bastos; Vitor Feijão (Galvan, 41'/2ºT) e Álvaro (Joel, 41'/2ºT). Técnico: Argel Fuchs.

Grêmio (2) - Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê (Du Queiroz, 25'/2ºT); Pavon (Nathan Fernanes, 25'/ºT), Cristaldo (Dodi, 25'/2ºT) e Gustavo Nunes (Rodrigo Ely, 38'/2ºT); Diego Costa (J.P Galvão, 35'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

  • GOLS: Cristaldo (G) aos 20min do 1º tempo; Diego Costa (G), aos 21min, e Du Queiroz (C, contra), aos 30min do 2º tempo
  • CARTÕES AMARELOS: Marcelo, Cézar Henrique, Elyeser, Pedro Cuiabá e Barba (C); Kannemann, Cristaldo, Diego Costa, Villasanti e Mayk (G)
  • ARBITRAGEM: Roger Goulart, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Jorge Eduardo Bernardi. VAR: Douglas Schwengber da Silva
  • PÚBLICO: 5.510 ( 5.056 pagantes)
  • RENDA: R$ 175.550,00
  • LOCAL: Estádio Centenário, em Caxias do Sul