O primeiro confronto da grande decisão do Gauchão 2024 terminou em igualdade. Agora, ficou tudo para a Arena do Grêmio, no próximo sábado (6), às 16h30. Após um 0 a 0 truncado, o tricolor gaúcho trouxe um bom resultado para Porto Alegre. Mas afinal, do que o Grêmio precisa para conquistar o heptacampeonato gaúcho?

Do que o Grêmio precisa para ser campeão?

Com o empate pelo placar de 0 a 0 no jogo de ida em Caxias do Sul, o tricolor gaúcho precisará vencer na Arena por qualquer placar para conquistar o título do estadual. Se houver um novo empate, a taça será decidida nos pênaltis. Para que o Juventude saia campeão, também precisa vencer por qualquer placar.

O Grêmio enfrentou o Juventude na final do Gauchão em 3 oportunidades e venceu todas elas. Em 1996, 2001 e 2007. Nesta última, o tricolor gaúcho também eliminou o Caxias na semifinal, em uma virada histórica. Após tomar 3 a 0 no Centenário, o Grêmio reverteu a vantagem e aplicou 4 a 0 no time da serra no estádio Olímpico. No jogo de volta, aplicou uma goleada pelo placar de 4 a 1 e venceu o estadual de 2007.

Para o Grêmio ser campeão

  • Vitória no tempo normal

Decisão nos pênaltis

  • Novo empate no tempo normal

Para o Juventude ser campeão

  • Vitória no tempo normal

Antes de encarar o Juventude no próximo sábado, o Grêmio vai a La Paz, na Bolívia, onde enfrenta o The Strongest, em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores 2024. Por conta do desgaste e da altitude de mais de 3.600 metros acima do nível do mar, o tricolor gaúcho deverá utilizar time reserva, mas com Renato Portaluppi à beira do campo.