Apesar da classificação para final do Campeonato Gaúcho, o técnico Renato Portaluppi, em entrevista coletiva no auditório da Arena do Grêmio, revelou que multou o lateral-esquerdo Mayk, expulso nos acréscimos da primeira etapa.

De acordo com o treinador gremista, o jogador contratado nesta temporada junto ao Guarani sofreu uma punição de R$ 20 mil. Com o cartão vermelho, o lateral é ausência confirmada para o primeiro jogo da finalíssima do Gauchão.

"O Mayk foi multado por mim em R$20 mil. Ele tá bem, ele tem nos ajudado, mas ele colocou em risco uma classificação para uma final. O Grêmio é muito grande para um jogador cometer um erro tão infantil. Aqui tem caixinha, teve a expulsão que não podia acontecer, ele é experiente e fez bobagem. Grêmio tem estrutura e tem condições para trabalharem, mas o clube agradece a caixinha", disse Renato Portaluppi.

Equipe com mais finais na última década

Com a vitória contra o Caxias, o Imortal se classificou para a nona final da competição estadual desde 2014. O Grêmio é a equipe que mais esteve disputando o título do Gauchão na última década.

Atual hexa, o Tricolor busca o sétimo título do Gauchão consecutivo pela segunda vez na história do clube. Antes, isso aconteceu apenas na década de 1960, entre as edições de 1962 e 1968.

Mais finais disputadas

TIMES FINAIS
Grêmio 9
Internacional 6
Juventude 2
Caxias 2
Ypiranga 1
Brasil de Pelotas 1
Novo Hamburgo 1

Os campeões

ANO CAMPEÃO VICE
2023 Grêmio Caxias
2022 Grêmio Ypiranga
2021 Grêmio Internacional
2020 Grêmio Caxias
2019 Grêmio Internacional
2018 Grêmio Brasil de Pelotas
2017 Novo Hamburgo Internacional
2016 Internacional Juventude
2015 Internacional Grêmio
2014 Internacional Grêmio