O atual técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, concedeu entrevista exclusiva ao podcast Joga com a Dez, de sua filha Carol. A conversa, que tratou sobre diversos assuntos sobre a carreira do maior ídolo da história gremista, também abordou a renovação de contrato para 2024.

Questionado sobre a sua permanência na casamata do Tricolor, Renato contou que faltam pequenos detalhes para iniciar a segunda temporada seguida no comando técnico do Grêmio.

"Vindo para cá, eu estava no carro falando com meu vice-presidente e está bastante adiantado. Faltam alguns detalhezinhos, mas vamos ver se a gente chega em um acordo entre hoje e amanhã. Negócio de renovação de jogador e treinador, alguns episódios são mais difíceis, uma novela mexicana, já outras são mais rápidas. Isso faz parte do futebol. Pelo Grêmio a gente já tinha renovado antes de terminar o campeonato, mas eu pedi para curtir as férias. Tem que dar um descanso para a cabeça, o treinador de futebol sofre muita pressão", disse Renato.

Temporada de 2023

Com o craque Luis Suárez no ataque do Grêmio, o eterno camisa sete gremista levou o clube para a fase de grupos da Copa Libertadores. Em 2023, além dos títulos da Recopa Gaúcha e do Campeonato Gaúcho, Renato terminou o Brasileirão na segunda posição.

Na temporada do retorno à elite do futebol brasileiro foram 64 partidas, com 37 vitórias, 12 empates e 15 derrotas. O treinador acumula 483 confrontos como treinador do Grêmio. São 253 resultados positivos, 106 negativos e 124 empates.

Campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017, Renato também tem na estante a medalha da Recopa Sul-Americana de 2018, quatro títulos do Campeonato Gaúcho e dois da Recopa Gaúcha.