Depois da vitória do Grêmio contra o Brasil de Pelotas, o técnico Renato Portaluppi foi questionado sobre o porquê não usar os jogadores da base neste começo de Campeonato Gaúcho.

Alguns dos nomes que estão sendo pedidos na equipe principal do Tricolor são os atacantes Jardiel e Gustavo Nunes, destaques do clube na última Copa São Paulo. No entanto, a dupla ainda passa por um processo de renovação contratual e só atuará quando acertar o novo vínculo. Da base, apenas Rubens e Wesley Costa foram relacionados para as três primeiras rodadas do estadual.

Na entrevista coletiva no estádio Bento Freitas, em Pelotas, Renato destacou que o Grêmio possui um método de tratar os contratos dos atletas das categorias de base e nenhum ganhará um alto salário sem demonstrar as qualidades dentro das quatro linhas.

"Os garotos estavam na Copinha até esses dias. E agora estamos tendo jogos a cada três dias. Alguns garotos eu tenho aproveitado, outros, aí entra o problema dos empresários que acham que os guris são o Messi. E não vai ter facilidade para a renovação de contrato deles não. O Grêmio tem um padrão e todos seguem o mesmo caminho. O Luis Vagner (Vivian, diretor executivo) está de parabéns pelo caminho que ele tem tomado. Antes o jogador precisa mostrar, chega de ver o jogador ganhando um salário muito alto antes mesmo de provar. Começam com um bom salário e depois temos os gatilhos. Automaticamente o salário deles vai aumentando dependendo do que eles apresentam em campo. Não podemos começar dando um salário altíssimo sem ver o que vão fazer no campo. Todos os garotos vão ter aos pouquinhos as oportunidade deles, desde que renovem o contrato, desde que os empresários não achem, como eu falei, que são o novo Messi", disse Renato.

Gustavo Nunes

Convocado para compor o treino do Grêmio na última sexta-feira (26), no CT Luiz Carvalho, antes do duelo contra o Brasil de Pelotas, o atacante Gustavo Nunes, de 18 anos, não foi relacionado para a terceira rodada do Gauchão.

O autor de três e duas assistências na Copa São Paulo foi ausência por conta do imbróglio envolvendo sua renovação de contrato. Renato destacou o motivo do atleta não viajar para Pelotas.

"O Gustavinho (Gustavo Nunes) não está aqui hoje por esse problema. Já falei para ele, tem todo o direito de assinar a renovação ou não. Mas o padrão do Grêmio é esse, chega de dar um salário alto antes de demonstrar em campo. Todos os garotos vão ter a oportunidade deles", acrescentou o técnico.