Com a chegada de Jhon Textor, o Botafogo vive momento de transformação dentro e fora de campo. Parte desse processo de mudança está nas contratações, já que o clube passou a dar preferência para a chegada de jogadores jovens e com muito potencial de retorno a médio e longo prazo.

E a mais nova contratação do Glorioso encaixa perfeitamente neste perfil. O lateral-esquerdo Cuiabano, de 21 anos, é a mais nova aposta do clube para a posição, que conta também com Marçal e Hugo. Desde os primeiros meses deste ano, Cuiabano estava no radar do Botafogo e teve seu nome envolvido em uma possível negociação junto ao Grêmio pelo atacante Junior Santos.

Entretanto, sua ida ao Rio de Janeiro se concretizou por venda e que foi importante para ajudar a alimentar os cofres do tricolor.

O salário, o contrato e os detalhes da venda de Cuiabano ao Botafogo

O principal motivo para o Grêmio aceitar a negociação de Cuiabano foi a dificuldade em renovar seu contrato. Seu vínculo com o tricolor tinha duração apenas até dezembro e a diferença entre os valores pedidos pelo atleta e o que o clube pretendia oferecer era considerada grande internamente.

Sendo assim, as partes chegaram a um acordo, e a venda de Cuiabano foi acertada por cerca de R$8 milhões. Além disso, o Grêmio passa a ter direito a 20% de mais-valia, ou seja, do lucro em uma eventual venda no futuro. O novo vínculo de Cuiabano com o Botafogo será até dezembro de 2027.

Por conta da transferência, Cuiabano também recebeu uma importante valorização salarial. No Grêmio, seus vencimentos eram um dos menores do elenco profissional, sendo abaixo de R$50 mil, por exemplo.

Cuiabano atuava pelo time profissional do Grêmio desde o início de 2023. Pelo tricolor, foram apenas 18 jogos, com 2 gols marcados e 1 assistência. Entretanto, conviveu com muitas lesões, principalmente musculares, e não recebeu grande sequência.