No começo da temporada 2024, o Grêmio demorou a perceber que precisava reforçar o sistema defensivo e acabou não conseguindo trazer um zagueiro antes do encerramento da janela de transferências, que ocorreu no dia 7 de março. Ainda sim, o tricolor gaúcho conseguiu trazer 7 reforços: Agustín Marchesín, Mayk, Dodi, Du Queiroz, Yeferson Soteldo, Diego Costa e Cristian Pavón.

O nome tentado no último instante foi o do zagueiro Pedro Henrique, do Athletico-PR, contudo, o Grêmio não obteve sucesso. A segunda proposta de R$ 5,4 milhões foi vista com bons olhos pelos paranaenses e o negócio estava perto de ser selado. Até porque, em abril, o Grêmio terá mais uma chance de trazer reforços neste primeiro semestre. A brecha da CBF irá abrir entre os dias 1ºe 19 de abril.

Cuca deve barrar negócio do Grêmio

O Grêmio ainda tinha esperanças de contar com Pedro Henrique, contudo, com a chegada de Cuca ao Athletico-PR, o zagueiro de 28 anos que antes era reserva, ouviu do treinador que será utilizado. Com as garantias de Cuca a Pedro Henrique, o jogador deverá optar por ficar em Curitiba.

Cuca também teve a mesma conversa com o zagueiro Cacá, contudo, o jogador preferiu se transferir para o Corinthians, inclusive, já estreou pelos paulistas.

Com a negativa, o Grêmio seguirá procurando por um zagueiro, visando qualificar o setor da defesa, que hoje conta com Geromel, Kannemann, Rodrigo Ely, Bruno Uvini, Gustavo Martins e Natã.

Se por um lado o Grêmio procura reforços, por outro já prepara a saída de alguns atletas, como Everton Galdino e Nathan Pescador, que podem deixar o clube já em abril. JP Galvão e Lucas Besozzi também deverão deixar o Grêmio. Entretanto, os dois atletas sairão apenas no meio do ano, quando acaba o período de empréstimo de ambos.