Faltam apenas cinco rodadas para encerrar o Brasileirão e a temporada 2025. Enquanto não encerra, a direção do Grêmio segue adotando o silêncio em relação a anúncios, como por exemplo, a permanência ou não do comando técnico da equipe. Entretanto, o planejamento para a próxima temporada segue a todo vapor.

A primeira reunião formal de transição está marcada para a tarde desta segunda-feira (17). Será o encontro inicial entre o grupo de Alberto Guerra e o presidente eleito, Odorico Roman, acompanhado dos novos vice-presidentes. Não há uma pauta central definida, mas o encontro servirá como ponto de partida para alinhar responsabilidades, trocar informações e começar a tratar de temas estratégicos, com destaque para a situação financeira do clube.

Mano Menezees segue no Grêmio em 2026?

Após analisar as finanças do clube, o planejamento do departamento de futebol será o próximo assunto. A permanência de Mano Menezes é vista como uma possibilidade concreta, principalmente pela falta de tempo para buscar outro treinador e implementar um novo modelo de trabalho.

O calendário de 2026, encurtado por causa da Copa do Mundo, pressiona ainda mais as decisões da nova gestão. O Gauchão começará em 11 de janeiro e o Brasileirão está previsto para iniciar em 28 do mesmo mês, conforme informação divulgada pelo jornalista Jeremias Wernek.

Direção faz avaliação do trabalho de Mano Menezes

Mesmo com um trabalho de altos e baixos no Brasileirão 2025, a avaliação interna é de que o desempenho do time melhorou após a chegada dos reforços da última janela. A ideia de continuidade também se dá pelo fato de que a base do elenco deve ser mantida para o início da próxima temporada, facilitando o trabalho de quem permanecer no comando.

Desde que retornou ao clube no fim de abril, Mano soma 34 partidas, com 11 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 44%. Conquistou a Recopa Gaúcha, mas foi eliminado pelo CSA na Copa do Brasil e pelo Alianza Lima na Sul-Americana. No Brasileirão, assumiu o time na 18ª colocação e agora ocupa o 14º lugar.

Paulo Pelaipe pode ser peça-chave para a permanência

A possível chegada de Paulo Pelaipe ao departamento de futebol é outro fator que pode pesar pela permanência de Mano. Cotado para substituir o executivo Luís Vagner Vivian, Pelaipe tem histórico de parceria bem-sucedida com o treinador. Juntos, protagonizaram momentos marcantes no Grêmio, como a "Batalha dos Aflitos", as conquistas do Gauchão de 2006 e 2007 e a campanha que levou o clube ao vice da Libertadores em 2007.

A dupla ainda voltou a trabalhar junta em 2013, no Flamengo. Agora, podem repetir a parceria em 2026.