Com a temporada de 2025 chegando ao fim, o Grêmio já começa definir algumas situações visando a reformulação do elenco para 2026. Nos bastidores, duas saídas são consideradas praticamente certas. A ideia é iniciar o enxugamento da folha salarial antes mesmo da troca oficial de gestão.
Desta forma, saídas de jogadores e possíveis reforços já vão sendo definidos antes da gestão Odorico Roman assumir.
Os dois jogadores que devem deixar o Grêmio
De acordo com o portal GZH, o volante Alex Santana será o primeiro a deixar o clube. Emprestado pelo Corinthians, o jogador chegou durante o Mundial de Clubes e até começou como titular, mas não conseguiu se firmar. Ao todo, disputou apenas dez partidas, sendo cinco desde o início.
Desde o fim de outubro, trata uma lesão muscular grau 2-C no solear da perna direita. Apesar de estar perto de retornar, não entra nos planos para 2026. O empréstimo será encerrado ao final do ano, aliviando um custo elevado: mais de R$ 500 mil mensais, além de U$ 100 mil pagos pela cessão.
O segundo nome da lista é o lateral Enzo, emprestado pelo CSA. Com 23 anos, ele veio para ser a terceira opção na esquerda, mas acabou não entrando em campo em nenhuma oportunidade. Mesmo com a suspensão de Marlon abrindo espaço no fim do Brasileirão, a intenção é não exercer a compra.
Enzo deve figurar como reserva imediato de Lucas Esteves nas últimas rodadas, podendo receber alguns minutos antes de retornar ao clube alagoano. O jogador já desperta interesse de equipes das divisões inferiores para 2026.
A nova gestão, que assume oficialmente no dia 8 de dezembro, projeta uma redução entre 30% e 40% nos gastos do departamento de futebol. Por isso, atletas com custo alto e pouco retorno devem liderar a lista de saídas, abrindo espaço para um elenco mais leve financeiramente e com maior aproveitamento de jovens.
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.