Apesar da Federação Gaúcha de Futebol já ter avisado que a primeira fase do Gauchão 2024 não terá uso do var em nenhuma partida, Grêmio e Inter ainda não desistiram. A dupla ainda tenta reverter a decisão da FGF de proibir o VAR no GreNal 441 que ocorre no próximo domingo (25), às 18h, no Beira-Rio.

Grêmio e Inter ainda querem VAR no GreNal 441

Apesar do curto prazo e da chance mínima de ocorrer, ainda não está totalmente descartado o uso do árbitro de vídeo no Clássico do próximo domingo. Lembrando que, o regulamento do Gauchão 2024 prevê o uso do VAR apenas a partir das quartas de final da competição.

Contudo, o Grêmio se uniu com o Inter pelo VAR no GreNal, ambos clubes insistem que o Clássico não teria nenhum impacto na tabela de classificação da competição para os outros clubes participantes. Sendo assim, não haveria desequilíbrio técnico, argumento bastante utilizado para a proibição do árbitro de vídeo também no GreNal.

Apesar da insistência da dupla GreNal, o VAR só poderá ser utilizado no Clássico de domingo e em cima da hora, se o restante dos clubes concordarem. É bem possível que a grande maioria dos clubes não se oponham a isso, contudo, resta saber se haverá tempo hábil para tal mudança.

Outro ponto bastante discutido em relação ao VAR no gauchão 2024, é a possibilidade de utilizar a tecnologia na última rodada da primeira fase da competição estadual. Contudo, essa questão tem um tempo maior para ser resolvida entre a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes participantes do Campeonato Gaúcho.