Em uma noite de pouca inspiração, o Grêmio encaminha a vaga às oitavas de final da Copa do Brasil. Villasanti e Bitello marcam na segunda etapa e o Tricolor vence o ABC por 2x0.

Atuando no estádio Frasqueirão, em Natal, o Grêmio colocou fim na sequência invicta de 32 jogos do ABC atuando em seu estádio.

Com o resultado criado no Rio Grande do Norte, o time treinado por Renato Portaluppi pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta da terceira fase da competição, no dia 27, na Arena.

1º tempo

Após a conquista do hexacampeonato gaúcho, o Tricolor deixou a estrela Luis Suárez e o volante Carballo em Porto Alegre. De última hora, o técnico Renato Portaluppi não pôde contar com o atacante Everton Galdino. O jogador utilizou um spray nasal sem orientação dos médicos do Grêmio. O uso poderia acusar no exame antidoping.

Assim, o time que entrou em campo, em um 3-5-2, em Natal teve: Adriel; Bruno Alves, Bruno Uvini, Kannemann; João Pedro, Villasanti, Lucas Silva, Bitello, Diogo Barbosa; Cristaldo e Vina.

O primeiro tempo começou com pressão dos donos da casa. Com um time desfalcado e sem entrosamento, o Tricolor teve dificuldades para criar jogadas no campo de defesa do ABC.

O trio de ataque, Vina, Cristaldo e Bitello, esteve bem marcado. E assim, o jogo foi bastante picotado e com poucas chances reais para os dois lados. O Tricolor finalizou duas vezes, sem nenhum perigo. Bitello e Bruno Uvini arriscaram de longe e a bola passou longe.

A lista de problemas aumentou ainda na etapa inicial. Aos 20 minutos, Lucas Silva sentiu uma lesão no joelho direito e foi substituído por Zinho.

2º tempo

O início do segundo tempo seguiu o mesmo roteiro do começo do jogo. Poucas chances de gol e um jogo muito picotado. No decorrer da partida, visivelmente o time do ABC cansou.

Aos 30 minutos, Villasanti tocou para Vina no lado direito de ataque. O jogador acertou um lindo cruzamento para o volante paraguaio. Com um testaço, o jogador abriu o placar para o Grêmio.

Logo em seguida, em cobrança de escanteio, Cristaldo tocou para Bitello. O camisa 39 que estava apagado na partida, acertou um lindo chute de fora da área. A bola que entrou no ângulo encaminhou a classificação do Grêmio.