O 11º reforço do Grêmio para a temporada, Vina já está em Porto Alegre. O jogador de 31 anos desembarcou na capital gaúcha no fim da manhã desta sexta-feira (10) para se apresentar ao novo clube.

Após algumas semanas de negociação e observação por parte da direção gremista, as tratativas tiveram desfecho positivo. Vina foi um pedido do técnico Renato Portaluppi e deve assinar contrato de empréstimo até dezembro deste ano, tendo a maior parte dos salários pagos pelo Grêmio e opção de compra após o fim do empréstimo.

No Ceará, Vina recebia cerca de R$ 500 mil mensais no ano passado, quando o Ceará ainda estava na Série A. Agora, com a queda, seus vencimentos seriam reduzidos para R$ 300 mil, conforme cláusula contratual, o que desgradou o jogador e facilitou sua saída.

Para acertar de vez a chegada de Vina, o tricolor precisou superar a concorrência do Santos, que agora sob o comando de Odair Hellmann, tentou efetivar sua chegada. Entretanto, o prestígio de Renato sobre seu futebol e o melhor momento na temporada foram importantes para a escolha.

O agora meia ex-Ceará chega para disputar posição com o argentino Franco Cristaldo. As saídas de Campaz e Pedro Lucas, que foram ao Rosario Central e ao Ceará, respectivamente, abriram espaço no elenco e na folha salarial para efetivar a reposição.

O Grêmio é líder do campeonato gaúcho com 18 pontos em 6 jogos disputados e enfrenta o Avenida na Arena no próximo domingo, às 16h.