Além da estrela Luis Suárez, Bitello é um dos destaques do Grêmio na atual temporada. O jogador de 23 anos é considerado o principal ativo do clube no momento e é provável que seja alvo de ofertas na próxima janela de transferências.

De acordo com o diário alemão BILD, o Union Berlin pretende fazer uma proposta ao volante gremista. A equipe da capital alemã terminou na quarta posição da Bundesliga e participará pela primeira vez da Champions League.

Bitello tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2025 e sua multa rescisória para o exterior é de 60 milhões de euros (R$327 milhões na cotação atual). O tabloide destacou que o Union Berlin não depositará este valor para tirar o volante da Arena. Os repórteres Carmen Kayser e Konstantin Marrach afirmaram que os alemães não vão pagar o valor da multa do gremista. "Claro que não vão colocar este valor na mesa por Bitello. Até porque não se pode deixar de mencionar que o jogador só conquistou uma vaga no time titular do Grêmio na última temporada, que era na segunda divisão. Também não deve ser esquecido que tais cláusulas de rescisão são prática comum na América do Sul. No final, tudo se resume às habilidades de negociação de Oliver Ruhnert (Diretor de futebol do Union Berlin)".

O jornalista Talis Andrey informou que a direção gremista espera receber, pelo menos, 13 milhões de euros (R$68,4 milhões na cotação atual). Melhor jogador do Campeonato Gaúcho em 2022 e 2023, Bitello tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2025. O Tricolor possui 70% dos direitos econômicos do volante.