Com a derrota para o Huachipato jogando em casa, na última terça-feira, o Grêmio se complicou na Libertadores 2024 e precisará jogar o que ainda não jogou para se classificar. No mínimo, o time comandado por Renato Portaluppi precisará fazer 66,6% de aproveitamento para se classificar. Ou seja, dois empates e duas vitórias. Outros clubes brasileiros já passaram por isso nas últimas Libertadores e a seguir, você confere como eles se saíram.

Brasileiros com duas derrotas iniciais nas últimas Libertadores

Apesar de péssimo, não é tão incomum largar na Libertadores com duas derrotas seguidas. Outros clubes brasileiros já passaram por isso. Alguns conseguiram reverter e se classificaram para as oitavas de final. Já outros, acabaram sucumbindo e foram eliminados na fase de grupos da Libertadores.

Em 2019, o Atlético-MG perdeu inicialmente para Cerro Porteño e Nacional. O clube mineiro conseguiu fazer apenas 6 pontos naquela edição da Libertadores e acabou eliminado na primeira fase. Outro clube que teve o mesmo destino foi o Santos, que na Libertadores de 2021 perdeu para Barcelona de Guayaquil e Boca Juniors nas rodadas iniciais e conseguiu somar apenas 6 pontos, sendo eliminado na fase de grupos.

Já na Libertadores de 2022, o Fortaleza iniciou perdendo para Colo-Colo e River Plate, contudo, conseguiu reagir e se classificou com 10 pontos. A eliminação veio diante do Estudiantes, nas oitavas de final.

Por fim, no ano de 2023, o Atlético-MG saiu perdendo para Libertad e Athletico-PR. Entretanto, o Galo conseguiu a recuperação e se classificou para as oitavas de final com 10 pontos. A eliminação veio para o Palmeiras logo após a suada classificação.