Na última terça-feira (9), o Grêmio recebeu o Huachipato, do Chile, na Arena, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar da expectativa de se recuperar do resultado negativo na estreia, o Tricolor sofreu uma nova derrota.

Longe da principal competição da América do Sul por duas temporadas, o Imortal, sob o comando do técnico Renato Portaluppi, acumula vexames seguidos desde 2019, quando foi goleado pelo Flamengo na semifinal.

Nos últimos seis jogos do ídolo gremista comandando o clube na Libertadores, o Grêmio sofreu cinco derrotas, sendo quatro consideradas "catastróficas". Os duelos foram contra Santos (2020), Independiente Del Valle (2021), além de The Strongest e Huachipato na atual edição.

Grêmio x Santos

Em duelo válido pelas quartas de final da temporada 2020, o Grêmio empatou com o Santos por 1 a 1 na Arena, com gol de pênalti de Diego Souza nos acréscimos. No segundo confronto na Vila Belmiro, o Tricolor foi vazado com 11 segundos, o que culminou em uma goleada por 4 a 1.

  • Jogo 1: Vanderlei; Victor Ferraz (Churín), Geromel, Kannemann (David Braz) e Diogo Barbosa; Maicon (Darlan), Matheus Henrique e Pinares; Luiz Fernando (Ferreirinha), Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.
  • Jogo 2: Vanderlei; Orejuela (Victor Ferraz), Geromel, David Braz (Diego Churín) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan (Pinares), Luiz Fernando (Ferreira), Jean Pyerre (Thaciano) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.

Grêmio x Independiente Del Valle

Depois de terminar o Campeonato Brasileiro de 2020 na sexta posição, o Grêmio se classificou para a Copa Libertadores, no entanto, para a fase preliminar. O adversário foi o Independiente Del Valle, do Equador.

Por conta dos desfalques devido a covid-19 e pelos protocolos do país vizinho, o Tricolor precisou enfrentar os equatorianos no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Com gol de Diego Souza, o Grêmio abriu o placar, mas viu o Del Valle virar o placar no primeiro jogo.

Na Arena, com um roteiro semelhante ao do confronto da ida, o Imortal começou bem, saiu na frente e levou a virada. Com a eliminação, Renato Portaluppi pediu demissão do cargo de treinador do clube.

  • Jogo 1: Brenno; Diogo Barbosa, Ruan, Rodrigues e Felipe (Bruno Cortez); Lucas Silva (Fernando Henrique), Matheus Henrique e Pinares (Darlan); Ferreira, Alisson (Léo Chú) e Diego Souza (David Braz). Técnico: Alexandre Mendes (interino).
  • Jogo 2: Brenno; Felipe Albuquerque, Rodrigues, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique (Lucas Silva) e Jean Pyerre (Darlan); Alisson (Pepê), Ferreira (Luiz Fernando) e Diego Souza (Ricardinho). Técnico: Alexandre Mendes (interino).

The Strongest x Grêmio

De olho na final do Campeonato Gaúcho contra o Juventude, o técnico Renato Portaluppi, que retornou ao Grêmio em meados de 2022, relacionou apenas jogadores reservas e da base para atuar na altitude de La Paz, na Bolívia.

Com os titulares descansando em Porto Alegre, o The Strongest aproveitou a falta de entrosamento dos escalados e venceu o Tricolor por 2 a 0.

  • Jogo: Agustin Marchesin; Fábio, Natã, Gustavo Martins, Wesley Costa; Dodi, Du Queiroz, Nathan; Everton Galdino, Nathan Fernandes e JP Galvao. Técnico: Renato Portaluppi.

Grêmio x Huachipato

Favorito para conquistar os três pontos na Arena do Grêmio, o heptacampeão do Gauchão queria a vitória para se recuperar da derrota na Bolívia. Com muito gols perdidos e dois belo chutes do adversário, o Tricolor foi derrotado por 2 a 0 e está em uma situação muito complicada visando a classificação para o mata-mata.

  • Jogo: Marchesín; João Pedro, Pedro Geromel (Pepê), Rodrigo Ely e Mayk (Cuiabano); Du Queiroz. Villasanti e Cristaldo (Pavón); Everton Galdino (Gustavo Nunes), Diego Costa e Soteldo (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Portaluppi.