O Grêmio não contará com Monsalve na estreia do Campeonato Brasileiro, diante do Fluminense, nesta quarta-feira (28), no Maracanã. O meia segue em fase final de preparação física e ainda não reúne condições ideais para iniciar a competição nacional. O jogador perdeu parte importante da pré-temporada por conta de um problema no tornozelo.

A comissão técnica comandada por Luís Castro trabalha com um planejamento claro para o colombiano. A ideia é que Monsalve faça sua primeira aparição oficial em 2026 no confronto deste sábado (31), contra o Juventude, pelo Campeonato Gaúcho. Assim, Cristaldo deve ser mantido entre os titulares na partida contra o Fluminense.

Monsalve não atua desde novembro pelo Grêmio

Monsalve está fora desde o dia 5 de novembro, quando atuou apenas nos minutos finais da derrota para o Cruzeiro. Pouco depois, o atleta relatou dores no tornozelo e acabou afastado dos treinamentos logo no início da temporada, em 5 de janeiro, perdendo o começo dos trabalhos com o novo treinador.

Inicialmente, a situação indicava a necessidade de um procedimento cirúrgico para corrigir o problema ligamentar. No entanto, após nova avaliação médica, o departamento de saúde do clube optou por um tratamento conservador, baseado em fisioterapia e controle de carga, sem a realização de cirurgia.

A evolução do meia foi considerada positiva. Monsalve voltou a treinar normalmente com o grupo no dia 20 de janeiro e, desde então, vem ganhando ritmo aos poucos. A expectativa interna é que ele receba minutos contra o Juventude e, na sequência, seja reintegrado de forma definitiva ao time principal.

Enquanto isso, Cristaldo ganha nova oportunidade para se firmar. O argentino segue como opção principal no meio-campo e terá mais uma chance de mostrar serviço logo na estreia do Brasileirão. Para o torcedor gremista, o retorno gradual de Monsalve é visto como um reforço importante para a sequência da temporada.