Contratado junto ao Cuiabá para a temporada de 2023, o volante foi um dos pedidos do técnico Renato Portaluppi para reforçar o elenco que voltava da Série B. Apesar das diversas lesões musculares, o jogador de 26 anos foi um dos destaques do Grêmio e despertou interesse do futebol europeu.

A Lazio, da Itália, sinalizou ao Tricolor que o atleta está na sua lista de monitoramento. No entanto, a ex-equipe de Lucas Leiva não realizou qualquer proposta oficial ao Grêmio, que possui 60% dos direitos de Pepê. A informação foi divulgada pelo repórter Kaliel Dorneles, da Rádio Bandeirantes/RS.

Além da qualidade técnica apresentada no futebol brasileiro, o meio-campista está próximo de tirar a cidadania italiana e com o passaporte europeu em mãos, Pepê não ocuparia vaga de estrangeiro em clubes do Velho Continente.

A equipe da cidade de Roma não foi a primeira a demonstrar interesse no volante do Grêmio. Na metade da temporada, o camisa 23 foi observado pelo Sporting, de Portugal. O atleta já teve uma passagem no futebol português. Em 2018, quando atuava nas categorias de base do Flamengo, a equipe carioca aceitou um empréstimo do Portimonense sub-23.

Contrato com o Grêmio

Primeira contratação da gestão Alberto Guerra, Pepê assinou contrato com o Imortal até dezembro de 2025. Para oficializar o volante, o Tricolor pagou aproximadamente 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões) ao Cuiabá por 60% dos direitos do jogador, que manteve 20%, assim como o Flamengo.

Na primeira temporada com a camisa do Grêmio, o meio-campista participou de 32 partidas e marcou dois gols. Sob o comando do técnico Renato Portaluppi, conquistou os títulos da Recopa Gaúcha e do Campeonato Gaúcho.