O GreNal 441 é bastante aguardado pelos torcedores do Grêmio. A partida será realizada no próximo domingo (25), às 18h, no estádio Beira-Rio. Um fato curioso que gerou grande polêmica, foi a decisão da Federação Gaúcha de Futebol em não utilizar o VAR nessa partida. Mas afinal, por que não teremos o VAR no GreNal?

GreNal 441 não terá VAR, assim como todos os jogos da primeira fase

O congresso técnico da FGF definiu que nenhum jogo da primeira fase do Gauchão 2024 terá o uso do árbitro de vídeo, incluindo o GreNal do próximo domingo.

Anteriormente, era possível utilizar o VAR em qualquer partida do Gauchão, desde que as equipes pagassem todos os custos para implementar a tecnologia em determinada partida. Contudo, neste ano, foi definido que nenhum clube poderá utilizar a tecnologia do árbitro de vídeo, nem pagando.

O presidente da FGF, Luciano Hocsmann, revelou o motivo de vetar as exceções para utilização do VAR no Gauchão 2024:

‘’Os clubes decidiram no conselho técnico que não queriam VAR na primeira fase. Mencionamos que, diante dessa decisão, não haveria exceção, pois geraria desequilíbrio técnico na competição.’’

Para utilizar o VAR durante toda a competição, a Federação Gaúcha de Futebol teria que gastar R$ 30 mil por jogo. Além disso, os clubes precisariam fazer diversas melhorias em seus estádios,como iluminação, gramado, entre outras, o que para a grande maioria, ficaria praticamente inviável.

Desta forma, o VAR será implementado apenas a partir das quartas de final do Gauchão 2024.